Os 100 Melhores azeites de Portugal
12 de fevereiro de 2018
A hora e a vez do Azeite Gourmet
26 de fevereiro de 2018
Exibir tudo

A Arte do Azeite

Fazer azeite de qualidade é sim uma arte.

Mas o que é um azeite de qualidade? Azeite de qualidade é um azeite sem defeitos, sem ranço, sem mofo, com aromas e sabores marcantes de natureza.

Um azeite de qualidade necessita ter características químicas adequadas como baixo nível de acides e de peróxidos, mas acima de tudo necessita ter características sensoriais também perfeitas e é ai que está a arte.

Nas características químicas, não há arte. O processo é conhecido e a natureza influencia mito.

Na parte sensorial, em teoria ressumida, um bom azeite pode estar em uma de três categorias: frutado verde, frutado médio e frutado maduro.

  • Frutado verde: sabores e aromas verdes, tipo grama cordada e folha de oliveira. Bastante amargo e picante. Obtidos no início da colheita
  •  Frutado médio: sabores e aromas de frutos secos. Medianamente amargo e picante: Obtidos nas colheitas em meio da safra
  • Frutado maduro: sabores e aromas de frutos maduros: obtidos das azeitonas maduras em fins de safra.

Claro que este resumo é muito simplista por que amargor e picância também são características de alguns tipos de azeitonas e os produtores fazem blends de tipos de azeitonas e épocas de colheita e de tipos de azeitona para obterem o azeite que desejam.

E ai que está arte. Fazer tudo certo, esperar que a natureza ajude e no fim fazer blends para obter azeites aromáticos e saborosos. Isto não se aprende na escola. è paixão. dedicação, saber fazer. Uma arte.

Alguns podem  dizer: tem marcas demais. É confuso escolher. Quantas marcas de vinho voce já experimentou na vida?
 
Um azeite para cada prato. Para cada momento, De vários sabores e aromas. Para experimentar e ficar com aquele que agrada a cada paladar e que combina com cada prato.
 
Um novo paradigma no azeite mundial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *