Companhia do Azeite – A base de um projeto de azeite de alta qualidade

Casa de Santo Amaro Prestige: um dos azeites mais premiados do mundo
12 de junho de 2018
Azeite de Qualidade – O que é e como distinguir
17 de janeiro de 2019
Exibir tudo

Companhia do Azeite – A base de um projeto de azeite de alta qualidade

A Companhia do azeite é uma empresa que importa e distribui azeite de alta qualidade há cinco anos. Mas não é um negócio isolado.

 

A Companhia do Azeite é a parte central num projeto de promoção de consumo de azeite de qualidade no Brasil, que já tem cinco anos. Ela é importante por que traz para o Brasil produtos que antes não estavam disponíveis. O Brasil é um grande consumidor de azeite, mas os produtos disponíveis, em sua grande maioria, são azeites básicos.

O público consumidor desconhece o mercado gourmet de azeite. Para ele o azeite é todo igual e basta comprar um de baixa acidez a um preço camarada. Esse consumidor desconhece que o mercado internacional está amadurecendo para o azeite gourmet. Centenas de produtos se dedicam a produzir azeite de alta qualidade, aonde a acidez é um requisito básico, ma que vai muito além disso. São aromas e sabores intensos que conquistam apreciadores de produtos de qualidade.

Esses produtores, apaixonados por azeite, normalmente possuem uma pequena produção com sua própria marca e expõem seus produtos em concursos internacionais. Os azeites mais premiados possuem um pequeno volume de produção (alguns milhares de unidades)  e estão voltados a um público que aprecia o azeite de qualidade.

Para produzir um azeite de qualidade todo o processo tem de ser cuidadoso. Cuidados especiais com o Olival, frutos são, cuidados na colheita, tempo certo de maturação, processo produtivo, cuidados no envasamento. Tudo isso gera um produto de alta qualidade.

Devido a esses cuidados e principalmente devido à logística de pequenos volumes, o azeite de qualidade é bem mais caro do que um azeite comum, produzido aos milhões de garrafas. O Brasil prejudica o quadro, fazendo exigências que envolvem alto custo para a importação de pequenos volumes.

Com  tudo isso queremos dizer que o brasileiro conhece pouco e tem pouco acesso a azeites de alta qualidade. Não há interesse para importadores trazer azeite de qualidade. O volume é pequeno e complexo e o processo de importação dificulta mais ainda.

Por isso a Companhia do Azeite é apenas parte de um projeto. Ela permite que o produto esteja disponível. Mas é necessário expandir a cultura do azeite e por isso foi criado o site ‘Instituto do Azeite‘, que procura mostra todo o rico universo desse produto, distinguindo o básico do gourmet. É necessário também que o público saiba os produtos que estão disponíveis no Brasil. que são muito poucos. Por isso existe o site ‘Universo do Azeite Premium‘ , que divulga os produtos disponíveis no Brasil, detalhando os produtores, importadores e canais de venda.

Finalmente era necessário um canal especializado de vendas que ampliasse essa massa que torna o produto disponível. Com esse objetivo foi criado o ‘Cantinho Azeite‘, uma loja física em Brasilia especializada no produto com degustação permanente e atendimento especializado. Também com a marca há um processo de venda online que torna o produto acessível a todo o Brasil.

Portanto, temos um projeto que cria a cultura, divulga o mercado, traz os produtos, distribui e ajuda a disponibilizar. Um dos maiores projetos mundiais na promoção da cultura do azeite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *