A Arte do Azeite
16 de fevereiro de 2018
Pudim de Azeite – Globo Reporter
21 de abril de 2018
Exibir tudo

A hora e a vez do Azeite Gourmet

O azeite, assim como o café, o vinho e a cerveja, amplia cada vez mais o segmento gourmet.

Mas exatamente o que é um azeite gourmet? Quais as características? Como identificar? Onde encontrar?

Como o vinho pode ser elaborado com diversos tipos de uvas em diferentes estágios de maturação, o café com diversos tipos de grãos em diversos estágios de torrefação, o azeite possui pode ter na sua elaboração diversos tipos de azeitonas em diversos estágios de maturação.

Como no vinho, o azeite pode ter blends, preparados por especialistas. E também como no vinho, as variedades usadas, o cuidado no cultivo, e no blend, pode determinar produtos excepcionais ou outros menos bons.

Cada vez mais o azeite entra no mundo complexo do gourmet. Especialistas, processos rigorosos, matéria prima de qualidade, design, estratégia mercadológica adequada. Tudo isso compõe como no vinho, café e cerveja, o mundo do azeite.

Uma marca para ser gourmet tem que ter todos esses componentes: Especalistas, processos, design e estratégia de mercado. Um azeite Gourmet tem alta qualidade. Garrafa atraente  e é produzido em pequena escala para garantir qualidade. E por ser em pequena escala terá um preço diferenciado para ser vendido em casas especializadas.

Um azeite gourmet, como um vinho e café de qualidade, não disputa gondola de supermercados e não entra em guerra de preços. É vendido em casas especializadas e custa bem acima de um produto comum.

Um azeite gourmet, como um vinho, café e cerveja de qualidade, visa apreciadores e não o grande público. Pessoas que pesquisam o produto e que buscam co especialistas recomendações e testam e aprovam ou não aquilo que consomem, ficando adeptos quando encontram o que desejam.

Sim. O azeite entrou no segmento gourmet. Já possui especialistas em produção, já está presente em casas gourmet e já tem uma legião de apreciadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *